Consumidor Profissional de saúde
HomeImprensaEmpresaTrabalhe ConoscoEventosVídeosContatos
ProdutosComo MedirOnde ComprarInformações
Sua Kendall

Veja o vídeo de como medir

Veja o vídeo de como vestir

Efeitos da meia de compressão elástica na qualidade de vida de pacientes com insuficiência venosa crônica: Um estudo piloto italiano na região de Triv

Por: Dr. André Valença Guimarães

Andreozzi GM, Cordova R, Scomparini MA, Martini R, D’Eri A, Andreozzi F. Hospital Universitário de Pádua,
Itá lia.Int Angiol 2005;325-329-9

Resumo
Embora a terapia de compressão seja o tratamento mais recomendado para a insuficiência venosa crônica (IVC) nos protocolos internacionais, sua aplicação é menor do que se poderia prever, a partir dos estudos epidemiológicos. Os autores deste trabalho acreditam que o impacto da terapia de compressão na qualidade de vida (QOL) poderia melhorar a adesão a essa preciosa forma de tratamento.

Métodos

Cinqüenta portadores de IVC, sendo 23 CEAP C2 e 27 C3-4-5 selecionados dentro de um estudo maior sobre qualidade de vida, receberam prescrição para uso da terapia de compressão. Antes do tratamento e 4 meses após os pacientes receberam os instrumentos (questionários) sobre qualidade de vida (MOS SF-36,CIVIQ-2, EURO-QOL 5D e uma escala de visualização
análoga). Estas escalas foram graduadas de 0 (pior QOL) a 100 (melhor QOL).

Resultados

Os parâmetros basais de QOL dos pacientes C2 não diferiam significativamente do resto da população saudável, exceto pelo item exame físico. Os pacientes C3- 4-5 apresentavam diminuição significativa na QOL. Após 4 meses todos os itens dos instrumentos utilizados mostraram redução significante ( de p<0.01 a p<0.04 para o SF-36; de p<0.099 a p<0.006 para os outros instrumentos) em todas as classes CEAP.

Conclusões

Os autores concluem que a terapia de compressão elástica melhora a qualidade de vida (QOL) dos portadores de IVC e deveria ser coberta pelos seguros de saúde pública. Por fim, os autores afirmam que a medida da qualidade de vida poderia ser usada como método científico para pesquisar a efetividade e eficácia dos diferentes equipamentos de terapia.
Comentários do Dr. André Valença
Este trabalho tem um importante papel em pesquisar a qualidade de vida dos portadores de IVC de forma objetiva, aspecto pouco estudado de maneira metodologicamente correta. Além disso, reforça a questão da subutilização desta terapia na Itália, o que possivelmente também ocorre no Brasil. Alguns fatores podem explicar esta dificuldade do uso sistemático da compressão: a baixa adesão dos pacientes e a falta de convicção e atitude resoluta dos médicos. Também concordo que a os equipamentos (faixas, meias e CPIs) deveriam ser cobertos pelos planos de saúde públicos e privados já que a compressão parece ser mais efetiva nas formas avançadas de IVC que os medicamentos. (André Valença Guimarães)


Encontrenos nas redes sociais
Perfil no Facebook Perfil no Instagram
SAC: 0800 16 77 11 - sac@kendall.com.br
Receba nosso informativo | Informações Assinar
Kendall é uma marca do grupo
Logo Hanes Brands Inc
HomeContatosEmpresaProfissional de SaúdeEventosMapa do SiteInformações Técnicas
Desenvolvido por Fluxion