Consumidor Profissional de saúde
HomeImprensaEmpresaTrabalhe ConoscoEventosVídeosContatos
ProdutosComo MedirOnde ComprarInformações
Sua Kendall

Veja o vídeo de como medir

Veja o vídeo de como vestir

Efeitos da meia de compressão elástica com perfis de pressão diferentes na estrutura venosa e hemodinâmica dos membros inferiores

Por: Dr. André Valença Guimarães

Rong Liu, MSc;1 Yi Lin Kwok, PhD, CText, FTI, ACFI, FHKITA;1 Yi Li, PhD, CText, FTI, LFIBA, FRSA;1 Terence T.
Lao, MBBS, MD, FRCOG, FHKAM(O&G), FHKCOG;2 Xin Zhang, PhD3

Introdução

Meias de compressão elástica são uma opção essencial de terapia mecânica no tratamento das doenças venosas. Níveis de pressão e distribuição graduada são os dois parâmetros que influenciam a performance desses produtos. De qualquer maneira, os efeitos das meias de compressão com diferentes perfis de compressão na função venosa continuam sendo uma controvérsia no uso diário.

Objetivo

Determinar os efeitos fisiológicos das meias de compressão elástica com diferentes níveis de pressão e graduação na função venosa dos membros
inferiores.

Método

Em pontos específicos de teste ao longo das veias safenas longas e curtas (VSL, VSC) e na veia poplítea (VP), técnicas de ultra-som com Doppler foram utilizadas para examinar áreas venosas secionalcruzadas (AV, cm²), o pico de fluxo venoso (FVpico, cm/seg) e a média de fluxo de sangue venoso (FVmédia, cm/seg) em 12 mulheres utilizando meias de compressão com perfil de pressão variáveis em um ambiente controlado. O exame com Doppler foi conduzido três vezes durante um período de 4 horas (depois de utilizar a meia por 1 minuto, 70 minutos e 170 minutos) em cada paciente.

Resultado

Os níveis de pressão das meias de compressão e a duração do tempo de uso
influenciaram de maneira estatisticamente significativa a anatomia e a hemodinâmica venosa. Meias de compressão com níveis de pressão leve, média, moderada e alta aumentaram o pico poplíteo (FVpico) em 9.64%, 25.74%, 29.91% e 26.47%, respectivamente, e diminuíram de forma significante a AV. A meia de compressão manteve essa hemodinâmica venosa durante o uso. Nenhuma diferença significativa foi encontrada no fluxo de sangue entre as meias de média, moderada e alta pressão.

Conclusão

A terapia com meias elásticas de leve e média compressão é efetiva na redução da dilatação venosa e na melhora do retorno venoso das extremidades inferiores. Meias de compressão com menor pressão são ideais para pessoas que trabalham longos períodos sem movimentar-se, de pé ou sentado, e meias de média compressão são suficientes para a maior parte das aplicações clínicas.

Comentários do Dr. André Valença

A compressão classificada como suave no Brasil (13-17mmHg) é um dispositivo de prevenção, indicado para profilaxia de varizes e para profissionais que obtém conforto no uso das mesmas, devido a longos períodos de ortostatismo. A meia de média compressão (18-21mmHg) é ideal para a maioria dos casos que encontramos no consultório. Ao prescrevêla é importante que o médico indique a compressão correta para cada caso, inclusive, se possível, passando o modelo ideal e efetuando a medição para indicar o tamanho correto.


Encontrenos nas redes sociais
Perfil no Facebook Perfil no Instagram
SAC: 0800 16 77 11 - sac@kendall.com.br
Receba nosso informativo | Informações Assinar
Kendall é uma marca do grupo
Logo Hanes Brands Inc
HomeContatosEmpresaProfissional de SaúdeEventosMapa do SiteInformações Técnicas
Desenvolvido por Fluxion