Consumidor Profissional de saúde
HomeImprensaEmpresaTrabalhe ConoscoEventosVídeosContatos
ProdutosComo MedirOnde ComprarInformações
Sua Kendall

Veja o vídeo de como medir

Veja o vídeo de como vestir

Meia de compressão elástica reduz inchaço ocupacional de membros inferiores

Por: Dr. Nasser Hussein Mahfouz

Hugo Partsch, MD, Johann Winiger, and Bertrand Lun
Department of Dermatology, University of Vienna, Austria; Medical and Institutional Relations, Ganzoni Management AG, Winterthur, Switzerland; and Research Department of Ganzoni group, St Just, France. Dermatol Surg 2004; 30: 737–43

Histórico
Edema noturno dos membros inferiores é um fenômeno fisiológico que ocorre após longos períodos em pé ou sentado.

Objetivo
O objetivo desse estudo foi investigar qual compressão é necessária para prevenir o inchaço de membros inferiores.

Métodos
Em 12 voluntários, o volume de ambas as pernas foi medido na parte da manhã e 7hrs depois, a diferença sendo definida como edema noturno (mL). O procedimento seguiu por 4 dias, onde os pacientes usaram meias de compressão ¾ de diferentes níveis de compressão, alternadamente em uma perna ou outra, sem ordem específica. A compressão foi identificada através do HATRA.
Resultados

A media de edema noturno em pernas sem a compressão elástica foi de 62.4mL no lado esquerdo e 94.4mL no lado direito (n.s.). O edema noturno foi reduzido significamente para 40.3mL por meias de suave compressão, para 34.1mL pela meia de compressão classe A, para 39.6 pela classe I, e para 59.1mL pela classe II. Em geral, meias com uma compressão acima de 10mmHg melhoram sintomas subjetivos.

Conclusão
Meias elásticas de compressão, modelos ¾, com compressão de 11-21 mmHg são capazes de reduzir ou prevenir totalmente o edema noturno e, portanto podem ser recomendadas para pessoas com profissões ligadas a longo períodos em pé ou sentado.

Comentários Dr. Nasser
Esse estudo comprova que o uso de meias elásticas em profissões que exigem períodos longos em pé ou sentado são extremamente recomendadas. O uso de uma meia acima de 10mmHg de compressão já faz grande diferença na qualidade de vida do paciente. A reclamação de inchaço, pernas pesadas e cansaço no final do dia podem ser combatidas com um método de prevenção simples e eficaz.

folha-kendall-nasser-hussein-mahfouz.png

Dr. Nasser Hussein Mahfouz
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990). Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital Jaraguá, São PauloSP. Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV-AMB. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Cooperativa de Médicos do Hospital Jardim Cuiabá. Diretor Clínico do Hospital Jardim Cuiabá e responsável pela Cirurgia Vascular deste nosocômio. Professor e Coordenador da Cirurgia Vascular do Hospital Universitário da Universidade de Cuiabá.
veja mais matérias de Dr. Nasser Hussein Mahfouz


Encontrenos nas redes sociais
Perfil no Facebook Perfil no Instagram
SAC: 0800 16 77 11 - sac@kendall.com.br
Receba nosso informativo | Informações Assinar
Kendall é uma marca do grupo
Logo Hanes Brands Inc
HomeContatosEmpresaProfissional de SaúdeEventosMapa do SiteInformações Técnicas
Desenvolvido por Fluxion