Consumidor Profissional de saúde
HomeImprensaEmpresaTrabalhe ConoscoEventosVídeosContatos
ProdutosComo MedirOnde ComprarInformações
Sua Kendall

Veja o vídeo de como medir

Veja o vídeo de como vestir

Meias de compressão graduada previnem trombose venosa profunda em pacientes que estão no hospital

Por: Dr. Nasser Hussein Mahfouz

Amarigiri SV, Lees TA. Cochrane Database Syst Rev 2000;(3):CD001484 (latest version 8 Nov 1999).

Pergunta:
Meias de compressão graduada são efetivas e seguras na prevenção de trombose venosa profunda em pacientes hospitalizados?

Fonte de Dados
Estudos controlados randômicos com o tema Doenças vasculares Periféricas foram identificados pelo Cochrane Review Group, EMBASE/Excerpta Medica, Medline, INDEX MEdicus e jornais médicos relevantes. Fabricantes também foram consultados.

Seleção de estudos

Estudos foram selecionados com base no uso de meias para prevenção de TVP em pacientes hospitalizados, meias elásticas foram comparadas com nenhuma profilaxia ou outro método de profilaxia, e TVP´s, embolismo pulmonar ou complicações com o uso da meia foram medidas. TVP foi identificada por ultra-som, venograma ou estudos de isotipos, e embolia pulmonar teve que ser identificada por cintilografia pulmonar de ventilação–perfusão, angiograma pulmonar ou exame postmortem.

Extração de Dados

Dados foram extraídos com base na qualidade do estudo, idade do paciente, sexo, categoria de risco para TVP, tipo e comprimento de meia elástica, duração do uso da meia, incidência de TVP, EP, complicações e como estas foram avaliadas. Estudos foram divididos em 2 grupos: estudos do grupo 1 compararam o uso de meias com o não uso e outros modos de profilaxia; no grupo controlado 2 foram comparados estudos com o uso de meias elásticas em conjunto com outras profilaxias a outras profilaxias isoladas.

Resultados

9 estudos do grupo 1 (1205 pacientes) e 7 estudos do grupo 2 (1006 pacientes) foram incluídos. Todos pacientes foram considerados com risco moderado ou alto para TVP. Quase todos eram adultos e a maior parte > 35 anos. Todos estudados avaliaram TVP; os dados em EP não foram reportados. Meias elásticas foram utilizadas a partir do dia de admissão ou no dia da cirurgia e mantidas até alta. Meias elásticas isoladas obtiveram um índice de TVP menor do que a ausência das mesmas ou outras profilaxias. Meias elásticas mais uma profilaxia alternativa também obtiveram um índice menor de TVP do que profilaxias alternativas isoladas. Nenhum dado sobre complicações da meia elástica foi encontrado.

Conclusão

Meias de compressão graduadas, utilizadas isoladamente ou em conjunto com outras medidas profiláticas, previnem trombose venosa profunda em pacientes hospitalizados.
Comentários Dr. Nasser
Pacientes hospitalizados tem um risco maior de desenvolver TVP e até 1% das mortes em hospitais são resultados dessa complicação. Cada vez mais a preocupação com a prevenção da TVP tem aumentado, recebendo maior atenção através de consensos e guidelines. Essas orientações indicam o uso de meias TED como opção para pacientes com risco moderado, e para alto risco a meia combinada a medidas profiláticas farmacológicas. Esse estudo está em linha com as recomendações atuais.

folha-kendall-nasser-hussein-mahfouz.png

Dr. Nasser Hussein Mahfouz
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990). Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital Jaraguá, São PauloSP. Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV-AMB. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Cooperativa de Médicos do Hospital Jardim Cuiabá. Diretor Clínico do Hospital Jardim Cuiabá e responsável pela Cirurgia Vascular deste nosocômio. Professor e Coordenador da Cirurgia Vascular do Hospital Universitário da Universidade de Cuiabá.
veja mais matérias de Dr. Nasser Hussein Mahfouz


Encontrenos nas redes sociais
Perfil no Facebook Perfil no Instagram
SAC: 0800 16 77 11 - sac@kendall.com.br
Receba nosso informativo | Informações Assinar
Kendall é uma marca do grupo
Logo Hanes Brands Inc
HomeContatosEmpresaProfissional de SaúdeEventosMapa do SiteInformações Técnicas
Desenvolvido por Fluxion