Consumidor Profissional de saúde
HomeImprensaEmpresaTrabalhe ConoscoEventosVídeosContatos
ProdutosComo MedirOnde ComprarInformações
Sua Kendall

Indicações

Principais Dúvidas sobre Meias Elásticas de Compressão Medicinal

O que são Meias Elásticas de Compressão Medicinal ?
Diferentemente das meias estéticas, as meias elásticas de compressão medicinal possuem uma compressão graduada em sua composição. Isso significa que exercem pressão, principalmente no tornozelo, auxiliando o funcionamento correto do sistema venoso.

O que é Compressão Graduada?
Compressão graduada é a chave para a fabricação de uma meia medicinal. As meias de compressão possuem uma graduação na pressão exercida na perna do paciente, comprimindo 100% no tornozelo, e diminuindo em direção à coxa. Esse processo simples auxilia de modo mecânico o sangue a subir de volta ao coração, contribuindo para redução dos sintomas causados pela dificuldade imposta pela gravidade ao sistema venoso, e por problemas da doença venosa.

O que significa o Intervalo de Compressão mencionado nas embalagens?
Existem duas maneiras de identificar a compressão de uma meia medicinal em uma embalagem, ambas corretas segundo o Consenso Internacional de Elastocompressão. Uma opção é destacar a compressão média exercida no tornozelo (Ex. 20mmHg). É possível também detalhar essa compressão, inserindo o intervalo de pressão exato no local, que pode variar. No caso das meias Kendall de 20mmHg, por exemplo, a variação do intervalo de compressão garantido no tornozelo é de 18 a 21mmHg, pois a pressão vai depender do diâmetro do tornozelo, diferente de pessoa para pessoa. É importante notar que esse intervalo define apenas a pressão do tornozelo, que é a medida que os médicos utilizam para escolher a meia correta. A pressão exercida no resto da perna (como panturrilha, joelho e coxa) é sempre menor em relação a esse intervalo.

Como comparar uma meia medicinal de uma marca para outra?
Para comparar meias de marcas diferentes é preciso se atentar para o intervalo de compressão no tornozelo (Ex. 18 a 21 mmHg). Há um costume de identificar as meias por Suave, Média, Alta e Extra Alta Compressão, devido às nomenclaturas atribuídas às meias Kendall para facilitar a escolha ao consumidor. Essas nomenclaturas não se aplicam as outras marcas, já que somente a Kendall possui meias de 13-17mmHg, classificadas como Suave e indicadas para prevenção e uso no dia-a-dia.

A partir de qual intervalo a meia passa a ser medicinal?
Estudos científicos indicam que uma compressão média de 10mmHg no tornozelo já é efetiva na redução de sintomas como inchaço e dor nas pernas. Dessa maneira todas as meias com intervalos de compressão acima de 10mmHg no tornozelo são medicinais.

Uma Compressão de 20-30mmHg de uma marca é diferente da 20-30 mmHg de outra?
Não. Quando as medidas de compressão são iguais não há diferença nenhuma na compressão exercida, independentemente do aspecto visual da meia (ex. grossura do tecido). Isso porque as meias passam por diversos processos de qualidade para garantir a compressão exata discriminada na embalagem.

Qual o principal desafio na fabricação de uma Meia de Compressão?
A meia de compressão é um produto médico e não estético. Dessa maneira, a fabricante de meias elásticas precisa ter aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para produzir esse produto, assim como manter altos padrões de qualidade para garantir a compressão graduada correta. No caso das meias Kendall, essa garantia está respaldada pela experiência de mais de 50 anos no mercado.


Encontrenos nas redes sociais
Perfil no Facebook Perfil no Instagram
SAC: 0800 16 77 11 - sac@kendall.com.br
Receba nosso informativo | Informações Assinar
Kendall é uma marca do grupo
Logo Hanes Brands Inc
HomeContatosEmpresaProfissional de SaúdeEventosMapa do SiteInformações Técnicas
Desenvolvido por Fluxion