Consumidor Profissional de saúde
HomeImprensaEmpresaTrabalhe ConoscoEventosVídeosContatos
ProdutosComo MedirOnde ComprarInformações
Sua Kendall

Síndrome da Classe Econômica

A chamada "Síndrome da Classe Econômica" é um nome popularmente dado à trombose venosa profunda (TVP) e pode afetar qualquer pessoa que viaja sentada por longos períodos de tempo. Inicialmente descrita como um problema relacionado a viagens de avião - dai o seu nome. Hoje se reconhece que viagens de automóvel, trens e ônibus também são fatores predisponentes para o mal.

Os principais fatores de risco são: ficar sentado por períodos superiores a quatro horas em assentos apertados que comprimem os membros inferiores (especialmente a região da panturrilha), desidratação por baixa ingestão de líquidos, por excesso de álcool, ou pela baixa umidade da cabine. Idade do passageiro acima de 40 anos, altura superior a 1,80 m, veias varicosas nos membros inferiores, pessoas cardiopatas, que se submeteram recentemente a cirurgias, com antecedentes prévios de trombose nos membros inferiores ou embolia pulmonar, ou que tiveram fraturas recentes nos membros inferiores e mulheres que usam contraceptivos orais.

O que acontece nesta situação é uma junção de diversos fatores que causam a formação de um coágulo no sistema venoso de pernas e coxas. Este coágulo pode obstruir a passagem de sangue pela veia, ocasionando a trombose venosa profunda ou pode desprender-se, atingindo um dos pulmões (embolia pulmonar). Os sintomas são típicos da TVP e podem surgir em questão de horas, dias ou até mesmo semanas após a viagem.

Prevenção
- Caminhar durante sua viagem - Tente levantar-se e caminhar ao menos por cinco minutos a cada duas horas. Caso não seja possível, tente simular uma caminhada com movimentos em suas pernas. Ajuda o sangue circular melhor e diminui o risco de trombose.

- Evite desidratação - Esta condição provoca constrição dos vasos sanguíneos e hemoconcentração (o sangue "engrossa"). Assim, evite bebidas alcoólicas e mantenha uma ingestão líquida apropriada.

- Tome algo em torno de 250 mg (meio comprimido do tamanho adulto) de Aspirina (AAS) um pouco antes da partida. A aspirina inibe o processo de formação de coágulos sanguíneos e é útil nestes casos.

- Use meias elásticas medicinais - Estes dispositivos melhoram o fluxo sanguíneo venoso e diminuem a possibilidade de trombose venosa.

Encontrenos nas redes sociais
Perfil no Facebook Perfil no Instagram
SAC: 0800 16 77 11 - sac@kendall.com.br
Receba nosso informativo | Informações Assinar
Kendall é uma marca do grupo
Logo Hanes Brands Inc
HomeContatosEmpresaProfissional de SaúdeEventosMapa do SiteInformações Técnicas
Desenvolvido por Fluxion