Compressão na Gestação
Dr Marcondes Figueiredo
Porque gestantes estão mais propícias a ter varizes?
A incidência de varizes neste período é de 24% nas primíparas (primeiro filho) e de 50 a 76% nas multíparas (segundo filho em diante). Diversos fatores causam varizes na gestação, tais como o fator hormonal, mecânico, predisposição hereditária, modificações fisiológicas da circulação pélvica e o aumento do volume de sangue.
O fator hormonal é o mais relevante no surgimento das varizes durante a gestação, uma vez que 2/3 delas aparecem já no primeiro trimestre da gravidez. Eventualmente pode ser atribuído ao volume do útero o surgimento das varizes vulvares no terceiro trimestre da gestação. Há também um aumento do fluxo sanguíneo uterino durante a gestação, causando ingurgitamento das veias ilíacas, dificultando a capacidade de drenagem das veias dos membros inferiores.
Quais são os sintomas das doenças venosas na gestação?
Os sintomas variam de caso a caso dependendo da gravidade da doença venosa. O sintoma mais importante é a dor nas pernas. Sua intensidade depende de vários fatores que são descritos como peso, cansaço, e eventualmente podem apresentar também ardor nas extremidades.
O edema acomete 50% das gestantes, mas nem sempre está relacionado às varizes. Costuma surgir nos últimos meses da gravidez e é mais acentuado no período vespertino, melhorando pela manhã ou com o repouso.
Quais são as medidas que a gestante deve tomar?
A fim de se prevenir a ocorrência da patologia, deve-se: evitar ganho de peso excessivo com uma dieta balanceada; praticar uma atividade física de preferência na água (hidroginástica ou apenas caminhar dentro de uma piscina 2 a 3 vezes na semana), praticar exercícios de alongamento e flexibilidade, que melhoram a respiração e a postura; fazer a drenagem linfovenosa nos membros inferiores 2 a 3 vezes na semana, com mobilização das articulações, para auxiliar na flebodinâmica.
Na presença de inchaço vespertino acentuado, recomenda-se o repouso intercalado: para cada 2 horas passadas em pé, deitar ou elevar as pernas e pés, estando sentado, por 1 hora.
Quais são as vantagens do uso da meia elástica na gravidez?
O uso da meia elástica melhora a dor e inchaço causados pelas varizes. A meia elástica deve ser prescrita sob orientação de receituário médico, observando o modelo: ¾, 7/8 ou meia calça; a compressão em milímetros de mercúrio (mmHg); o tamanho, à partir de medidas matinais, de acordo com o diâmetro do tornozelo, panturrilha e coxa.
A compressoterapia é sempre possível e em muitos casos, a única terapia. Ela praticamente não tem contra-indicações ou efeitos secundários.